terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Croquis

Uma nova etapa começa. A análise projetual deverá agora ser transposta para o papel em forma de esboços. Abrimos uma nova janela para o programa e o método de ensino.
Objetivo: selecionar o Parque de um colega (conferir postagem anterior, terça-feira, 14 de dezembro de 2010) e a partir dele obter registrado em croqui, a observacão de vários ângulos do modelo. Ficamos por algumas aulas somente visualizando os gráficos do outro, repassando-os para o papel e absorvendo suas características minunciosamente.


Veja as fotos que digitalizei:












O fato de podermos transitar entre o mundo virtual de modelagem 3D e o físico croqui feito à mão livre me instruiu uma nova perpectiva. O esboço nos auxilia a surtir novas idéias, a imaginar de maneira diferente. Nossa ferramenta deixa de ser aquela acionada por um clique, na verdade se abrange em campo aberto. Quando percebemos, já não é mais a memória que nos ajudará a fazer um círculo ou esfera, quadrado ou cubo, e sim nossa capacidade de trabalhar com as próprias mãos, estabelecendo noções de luz e sombra para sensação dimensional, perspectiva para a profundidade, etc. O que bastante me agrada, devido ao gosto que tenho pelo desenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário