quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Leve e Pesado

Ai estão algumas fotos do exercício de modelagem 3D: "Volumes Leve e Pesado".
































Fazendo uma análise fechada sobre o sólido pesado, percebe-se nítidamente a utilização de ferramentas que o movimentaram em diversas ordens e direções. O observador conclui que o objeto final fora, de certa forma, explodido. Em geral a estrutura resultante se resume numa miscelânea geométrica de figuras triangulares e paralelepípedas. Quis dar volume a tudo, para tanto elevei quase todos os contornos. Desde a "porta de entrada" que se apresenta por um círculo, até o "telhado" que recebe uma espécie de sustentáculo bem equilibrado - faria alusão ao apoiamento de dois pilares entre si. Aparenta ser, a princípio uma estrutura um tanto que complexa, porém na verdade partiu de uma simples ação de movimento das partes até atingirem um diálogo construtivo adequado. Usei cores escuras, como o marrom escurecido e o próprio preto, em prol de contribuir ainda mais com a idéia de pesado, "carregado", opaco.













Observando agora o objeto leve, percebe-se de cara a utilização em 80% da superfície, de material translúcido. O volume final partiu do desenho de um hexágono. Elevando-o criei um tipo de cilindro reto, composto por seis faces laterais. Logo após, utilizei a ferramenta "escala" na face superior, alterando-a para maiores dimensões. Traçei uma reta vertical no centro e a partir do topo fui conectando cada vértice inferior por novas retas. Ao fim, a forma básica se constrói. Fora a área transparente, utilizei textura de aço para a "ossatura" suporte.












Aí vai um vídeo para melhor compreensão do trabalho:






Últimas considerações: gostei bastante do resultado. Acredito que cumpri com o que foi pedido para o exercício. A proposta foi bastante concistente, e nos proporcionou um salto a mais rumo à um aprendizado mais aprofundado sobre o programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário